Por que meninas usam rosa e meninos usam azul?

 


      Eu mal nasci, eu mal abri os olhos, e já enxerguei aquela cor, meu doce rosa choque! Por todos os lugares que eu olhava, ele estava lá, me atacando, se debruçando sobre a minha cama, brinquedos e tapetes! Tudo tinha que ser rosa, outra cor? Nem pensar! E no quarto ao lado, quase que virando a esquina, eu menina, via tudo azul. Azul? Sim, era tudo azul para o meu irmão. Será que foi por isso, que ele virou Gremista e não Colorado? Hum, que pecado! Ou não! Mas, não estamos aqui para discutir time de futebol e sim a cor, ou as cores! Porque as mulheres usam rosa, porque os homens usam azul? É, aprendemos isso desde que nascemos, e isso nem é decidido por nós! É quase óbvio que a minha mãe preferia rosa e o meu pai, azul! E se fosse tudo diferente? Será que o meu pai usaria rosa e a minha mãe azul? Não sei, aliás, apenas sei que eu nasci, cresci e vivi num mundo cor-de-rosa, literalmente! Todos os presentes de Natal, Páscoa, aniversário, tudo parecia chamar essa cor! A boneca Barbie então, parece que me perseguia: carro, roupas, biquíni, mansão, relógio, bicicleta, tudo rosa, ela tinha! E na juventude, essa tal de tirania do rosa continuou...Eu me sentia como num planeta Rosa, ao invés de um planeta Marte, onde todos eram verdes, ou diziam que eram verdes! Todas as minhas amigas usavam rosa, até o sorvete era de morango para ser rosa! Ai rosa sai de mim! O chiclete Babalú também era rosa, para fazer bolinha rosa e combinar com o sapato, também rosa! É tanto rosa, que eu até me esqueci do tal do azul! É a síndrome do rosa, e você também pode se contaminar com esse tipo de coqueluche rosa, ou catapora rosa, claro, se tudo é rosa, as doenças também devem dar sintomas rosas! E..., não podemos esquecer que agora, o Outubro é rosa e o Novembro é azul! E assim, consecutivamente, a mama (seios femininos) é  rosa e a próstata é azul!


      Mas...continuando a minha história, deixa eu te contar..., um dia desses quase que levei um susto! Eu vi um garoto, um menino usando uma camisa rosa, uma gravata rosa, um boné rosa, parei e pensei: É o final do mundo? Ou isso é coisa da modernidade? Ah, não, até os meninos agora usam cor-de-rosa! Quando tudo isso vai parar? E esse mesmo menino, olhou e me falou: Rosa na moda! O quê? Rosa na moda? Mas, e alguma vez na história do mundo, o rosa saiu de moda? Só podem estar brincando comigo! Eu agora decidi que eu vou usar outra cor, amarelo, verde, vermelho, branco, lilás, azul...? Não, azul não pode, eu sou uma menina. Ah, então rosa, rosa?! Ah minha cor amiga, eu sabia que tu nunca iria me abandonar. Meu sonho é comprar uma casa rosa para morar com um cachorro rosa passeando pelo jardim, com flores rosas desabrochando na primavera, com pássaros cantando na janela, e com a minha mãe vindo me acordar de manhã e dizendo: Rosa, vem tomar café! 



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.